Centros de Convivência Socioassistencial de Salvador promovem atividades em alusão ao Dia das Crianças

Os Centros de Convivência Socioassistencial (CCS) de Salvador, vinculados à Fundação Cidade Mãe (FCM), promovem até o dia 16 de outubro uma série de eventos em alusão ao Dia das Crianças.

No CCS da Baixa Fria de Canabrava, as crianças apresentaram, nesta quinta-feira (9), pequenos esquetes sobre bullying, conteúdo que foi abordado nas oficinas ofertadas pela unidade.

Gestora do local desde a sua inauguração, em 2023, Viviane Lordelo avalia que atividades como essa são importantes para que as crianças não fiquem na rua no contraturno da escola. “Trazemos atividades lúdicas como um chamariz, mas com a intenção de trabalhar o aspecto social. A gente vai plantando uma sementinha e já conseguimos agora ver a diferença em relação a quando eles começaram”, diz.

Viviane destaca que as atividades especiais acontecem durante todo o mês, porém com foco na Semana da Infância e Cultura de Paz até sexta (10). “Hoje tivemos a atividade sobre bullying e amanhã haverá uma caminhada pela paz na comunidade. Eu sou suspeita para falar dos meninos, do que fazemos; é um amor surreal e brigo por eles. É desafiador, mas extremamente gratificante e importante para o futuro deles”, afirma.

A jovem Laiza dos Santos, de 10 anos, frequenta a unidade desde a sua abertura e participou da atividade nesta quinta. “Acho as atividades daqui boas e muito divertidas. São educativas e melhoraram muito a minha vida desde que comecei a vir para cá. Aprendi muita coisa”, conta.

Aos 13 anos, Jennifer Barbosa também é frequentadora assídua do CCS na Baixa Fria desde 2023. “Esse lugar representa cuidado, amor e carinho para mim. Gosto de fazer pinturas aqui. A atividade sobre bullying é importante para que as pessoas percebam que não é legal e parem de praticar, porque faz mal para muita gente”, afirma.

Além da Caminhada da Paz nesta sexta, o CCS Baixa Fria promoverá na próxima segunda-feira (13) a comemoração dos aniversariantes do trimestre com almoço, oficina de bolo de pote e brincadeiras. Na semana entre os dias 20 e 24 de outubro, haverá confecção de brindes para a aula pública, piquenique e construção de brinquedos e instrumentos musicais com materiais recicláveis.

No dia 30 de outubro, haverá uma aula pública com apresentação teatral para a comunidade e lanche especial. Já no dia 31, o encerramento do mês contará com karaokê e lanche.

Os Centros de Convivência Socioassistencial são um dos eixos de atuação da Fundação Cidade Mãe. As unidades oferecem atividades no contraturno escolar, como oficinas de arte, dança, capoeira, informática, reforço escolar e cursos de formação profissional, que estimulam o desenvolvimento integral dos jovens.

Categoria:

Deixe seu Comentário