Governador Jerônimo Rodrigues acompanha últimos detalhe dos trens do VLT do Subúrbio
Mais uma etapa estratégica
do cronograma de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e
Região Metropolitana teve início nesta quarta-feira (10): estão sendo
realizados os últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem
de um dos trens do novo modal. A atividade foi acompanhada de perto, na fábrica
da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), localizada em Hortolândia
(SP), pelo governador Jerônimo Rodrigues e uma comitiva de lideranças
comunitárias do Subúrbio de Salvador.
“A CAF nos deu como
garantia que, no dia 5 de dezembro, esse trem chegará em Salvador totalmente
pintado, com um design em homenagem ao subúrbio e à Bahia. No dia 10 de
dezembro, já começam os testes estáticos, móveis. Depois disso, por exigência
dos padrões técnicos, a CAF precisa de seis meses para fazer os últimos testes,
enquanto isso, a CTB conduz a montagem dos trilhos finais para que a gente
possa transportar gente já no segundo semestre de 2026”, explicou Jerônimo
Rodrigues.
Na unidade da CAF —
empresa espanhola especializada na fabricação e manutenção de trens, VLTs e
metrôs — os veículos passaram por intervenções específicas, incluindo
restabelecimento técnico-operacional, modernização e substituição de
componentes desgastados, renovação da pintura, plotagem e testes de
performance. As modificações atenderam às exigências do projeto baiano
desenvolvido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB),
assegurando eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema
metroferroviário local.
“Agora, estamos realizando
os testes estáticos aqui na fábrica e depois eles vão ocorrer no mês de
dezembro em Salvador, e, em seguida, [serão realizados] os testes dinâmicos. A
CTB já está providenciando as vias para fazermos esses testes. O nosso objetivo
como fabricante é ver os nossos trens operando”, destacou Renato Meirelles,
presidente da CAF Brasil.
Dentro do projeto do novo
modal, que se consolida como o maior empreendimento de mobilidade urbana em
execução no país, alguns vagões passaram por adaptação para as necessidades do
cliente local, no caso das marisqueiras e dos pescadores do Subúrbio de Salvador,
que precisam transportar seus produtos de forma adequada e segura.
