Hospital Geral de Camaçari avança na implementação do Projeto LEAN nas Emergências e apresenta resultados finais positivos
O Hospital Geral de
Camaçari (HGC) vem avançando significativamente na implementação do Projeto
LEAN nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde, desenvolvida em
parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao
Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS).
A proposta tem como foco a
reestruturação dos processos assistenciais nas urgências e emergências
hospitalares, utilizando a metodologia LEAN, voltada para a melhoria contínua,
a eliminação de desperdícios e a eficiência operacional.
Desde que foi selecionado
para participação no projeto, em novembro de 2024, o HGC tem promovido uma
série de mudanças que já geram impacto positivo na qualidade do atendimento e
na gestão dos fluxos internos.
Entre os dias 19 e 20 de
agosto, a unidade recebeu mais uma visita de monitoramento da equipe do
projeto, e na oportunidade, apresentou os resultados finais obtidos com a
adesão à iniciativa.
Entre as ações
implementadas, destacam-se a reorganização e o direcionamento das unidades, com
a criação de kanbans, ferramentas visuais que auxiliam no monitoramento das
tarefas e no fluxo de pacientes. O hospital também adotou como ferramenta o
Safety Huddle, reuniões diárias, realizadas nos dois turnos, visando propiciar
o alinhamento rápido das equipes, com foco na segurança e na tomada de decisões
ágeis.
Aliado a isto, é
importante destacar a qualificação assistencial do HGC em 2025, através da
implantação de novos serviços especializados, como neurocirurgia,
oncohematologia, eco transesofágica, endoscopia, colonoscopia, atendimento em
cirurgia bucomaxilofacial e arteriografia, o que vai reduzir a necessidade de
regulação de pacientes para outras unidades de saúde, assim como o tempo de
permanência de pacientes internados que necessitavam aguardar vaga para
realização destes exames e/ou procedimentos em outras unidades hospitalares.
Outro ganho significativo,
visando garantir mais agilidade no diagnóstico de nossos pacientes, foi a
criação de um posto de coleta de exames laboratoriais dentro da emergência,
acelerando o tempo de resposta e diminuindo a permanência dos pacientes. A gestão
também investiu fortemente em treinamento das equipes, padronização de
protocolos e procedimentos operacionais, promovendo mais segurança e eficiência
no cuidado.
Outro avanço importante
foi a integração do laboratório ao sistema AGHUse, que otimizou a comunicação
interna e o controle de exames. Para os casos de menor gravidade, foi
implantado o sistema de Fast Tracking, que garante atendimento mais rápido a
pacientes de baixa complexidade.
O quadro da emergência foi
reforçado com a entrada de mais um plantonista, além da atuação de um chefe de
plantão e de um enfermeiro fluxista, responsáveis por organizar os fluxos
assistenciais. A previsão de alta, outra ferramenta em fase de implantação, vai
permitir o planejamento prévio das altas médicas, melhorando a rotatividade dos
leitos.
A fidelização da equipe de
maqueiros também trouxe mais estabilidade ao transporte interno de pacientes,
reforçando a fluidez dos atendimentos.
Uma pesquisa interna entre
os colaboradores da unidade apontou que 92% dos entrevistados perceberam
melhorias nos fluxos do hospital após a adesão ao projeto LEAN nas Emergências,
especialmente na redução do tempo de espera dos pacientes, nos fluxos e ações e
na comunicação entre as equipes.
A direção do HGC destaca
que os resultados obtidos são fruto do comprometimento das equipes e do apoio e
investimentos de suma importância do Governo do Estado para melhorias e avanços
no hospital. A meta é manter o ritmo de melhorias e consolidar um modelo de
assistência mais ágil, seguro, resolutivo e humanizado para toda a população
atendida.
