Geração Z transforma bares e restaurantes com novos hábitos de consumo

Formada por nascidos entre
1997 e 2012, a geração Z tende a consumir menos álcool, buscar conveniência e
exigir experiências alinhadas ao bem-estar e propósito
A chegada da Geração Z ao centro do mercado
consumidor está provocando
transformações profundas
nos hábitos alimentares e de socialização, com reflexos diretos no setor de
bares e restaurantes. Formada por jovens nascidos entre 1997 e 2012, essa
geração cresceu em um ambiente digital, altamente conectado, e com forte senso
de identidade, propósito e autocuidado. As mudanças nos padrões de consumo vão
desde o aumento da demanda por bebidas com pouco ou nenhum álcool até a valorização
de experiências personalizadas e a busca por conveniência no serviço.
De acordo com um
levantamento realizado pela Mind & Hearts, do grupo HSR Specialist
Researchers, com 677 pessoas de diferentes faixas etárias, 36% dos integrantes
da Geração Z no Brasil consomem álcool apenas uma vez por mês ou com menor
frequência. O índice é superior ao registrado entre os integrantes da Geração Y
(32%) e da Geração X (32%). Além disso, 88% dos jovens entre 18 e 25 anos estão
dispostos a reduzir ou abandonar o consumo de álcool, número também superior ao
de 81% observado na Geração Y e aos 85% da Geração X.
Menos álcool, mais
consciência: o crescimento do mercado de bebidas alternativas Com isso, o
mercado de bebidas também está se adaptando. Segundo um estudo da MindMiners,
apenas 45% dos jovens da Geração Z no Brasil consomem bebidas alcoólicas, o
menor índice desde 1962. O relatório destaca que esses consumidores priorizam
saúde física e mental, clareza e autocontrole, o que está redefinindo o conceito
de celebração. O resultado é um impulso significativo no setor de bebidas não
alcoólicas, que deve movimentar US$ 3,8 trilhões até 2034, impulsionado por categorias
como mocktails, kombuchas e drinks funcionais. Essa mudança também já é
sentida pelos estabelecimentos do setor. No Grafficca
Bar, em Belo Horizonte, a
crescente procura por coquetéis sem álcool motivou a ampliação do cardápio.
“Muitos clientes buscavam bebidas criativas e sofisticadas, similares aos
coquetéis clássicos, mas sem álcool. Por isso, desenvolvemos novas opções e
adaptamos receitas já existentes, garantindo que todos possam aproveitar a experiência”,
conta Marilda Ribeiro, proprietária do bar.
Para José Eduardo Camargo,
líder de Conteúdo e Inteligência da Associação
Brasileira de Bares e
Restaurantes (Abrasel), essa tendência abre oportunidades. “Os consumidores
estão cada vez mais atentos à qualidade do que consomem e buscam alternativas
que proporcionem prazer sem abrir mão do bem-estar. Nos EUA, há uma onda
chamada Stealth Health, ou &saúde oculta”. Ela combina sabores tradicionais
e que trazem indulgência com algum elemento mais saudável para dar o conforto
de que
o que se está consumindo
faz bem à saúde”, explica.
Geração Z dita o ritmo: conveniência,
personalização e propósito, Mas o impacto da Geração Z no setor vai além do
cardápio. Uma pesquisa divulgada
pela Ticket revelou que
essa geração é responsável por 51% dos pedidos de
delivery realizados no
Brasil. Isso mostra uma clara preferência pela comodidade, com 46% dos jovens
preferindo a entrega ao invés da retirada no local ou drive-thru. A praticidade
e a economia de tempo se tornaram prioridades para esse público, que está
disposto a pagar mais para evitar deslocamentos.
O estudo também mostra que
os fast foods lideram entre os pedidos da Geração Z, seguidos por culinária
brasileira, lanchonetes, pizzarias e carnes. Já o maior gasto médio por tipo de
culinária foi registrado na comida japonesa, com R$ 84,80 por pedido, enquanto
a comida mineira apresentou o menor gasto médio, de R$ 49,59.
Além disso, os jovens da
Geração Z valorizam programas de fidelidade
personalizados,
demonstrando que desejam mais do que simples recompensas. Eles buscam
experiências sob medida, que reflitam seus valores e interesses individuais.
Nesse cenário, a confiança
e a reputação online dos estabelecimentos tornam-se fatores decisivos na
escolha de onde consumir.
São muito bem-informados e
pesquisam avaliações e indicações. Geralmente, não compram por impulso porque
valorizam a questão financeira, aponta o levantamento da Ticket. Por isso,
investir em construir uma presença digital forte é uma estratégia eficiente
para atrair esse público. O Instagram é a plataforma que mais influência suas
decisões de consumo, mas o Google cresce como opção de busca de restaurantes.
Mesmo com poder de compra
crescente, a Geração Z segue em busca de
promoções e bom
custo-benefício. O estudo indica que ofertas e descontos são cruciais na hora
de decidir onde comer, reforçando a importância de estratégias comerciais
voltadas à retenção e à atração desse grupo.
A reconfiguração de
valores promovida pela Geração Z já está moldando novos padrões de
entretenimento, marketing e experiência de marca. Cardápios, campanhas
publicitárias e até a atmosfera dos estabelecimentos precisam refletir esse novo
olhar. Como resume o relatório: “O futuro está nas experiências que valorizam presença,
bem-estar e propósito”.