Setur-BA projetam turismo baiano em âmbito nacional e internacional
A infraestrutura e a diversidade de atrações baianas foram divulgadas no
20º Festival Internacional de Turismo das Cataratas, no Rafain Palace Hotel, em
Foz do Iguaçu, no Paraná, encerrado, na última sexta-feira (6), em três dias de
programação. A ação promocional foi da Secretaria de Turismo da Bahia
(Setur-BA), em uma das maiores vitrines do setor da América Latina, que atraiu
mais de 10 mil visitantes, com a exposição de 1,5 mil marcas. O órgão também
capacitou operadores e agentes de viagens sobre as festas juninas em todo o
território baiano.
Entre os atrativos das 13 zonas turísticas do estado, tiveram maior projeção a
Rota do Vinho (Chapada Diamantina) e a Estrada do Chocolate (Costa do Cacau),
além de roteiros religiosos e do segmento LGBTQIAPN+. “Este ano, a feira
superou as expectativas de público, e a Bahia ganhou mais visibilidade, com a
presença no estande de 15 parceiros do trade turístico. O saldo geral foi muito
positivo”, explicou a técnica de Promoção da Setur-BA, Cristina Mariotti,
A secretaria esteve, também, no 42º Congresso Brasileiro de Guias de Turismo,
que terminou, no domingo (8), no Delmar Hotel Aracaju, em Sergipe, após quatro
dias de atividades. Ela atualizou os profissionais sobre as novidades do
destino Bahia, que enviou uma delegação do Singtur-BA, o sindicato que
representa a categoria no estado.
Fora do Brasil, a Setur-BA iniciou, nesta segunda-feira (9), sua participação
na Fiexpo Latin America, em San José, capital da Costa Rica, na América
Central. A feira é uma referência internacional no segmento MICE (turismo de
eventos corporativos e de negócios) e segue até quinta (12).
Famtour francês
Um grupo de agentes de viagens franceses cumpriu famtour de quatro dias (viagem
de familiarização) por roteiros de luxo e do afroturismo, em Salvador, com o
apoio da Setur-BA. Eles retornaram para Paris, no sábado (7), depois de uma
agenda que incluiu recepção no Hotel Fasano, visita ao terreiro Ilê Axé Oxumarê
e passeios pelo Centro Histórico, Baía de Todos-os-Santos, Santuário do Senhor
do Bonfim e Mercado Modelo.
“Achei tudo muito interessante. Tem a Salvador da cidade colonial, da cultura
afro-baiana, e tem a cidade rodeada de pequenas ilhas, que podem ser
adicionadas ao passeio turístico. Como profissional, gosto de promover
experiências diversificadas”, relatou o agente francês
