Sesab promove o II Encontro dos Serviços de Atenção Domiciliar do Estado da Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Superintendência de Assistência Integral à Saúde (SAIS), Diretoria de Atenção Especializada (DAE) e Coordenação de Atenção Hospitalar (COAH), realiza amanhã(15), o “II Encontro com os Serviços de Atenção Domiciliar ( SADs). O evento acontece no auditório Lúcia Alencar, na Sesab, e destina-se aos membros das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar dos SADs municipais do Programa Medicamento em Casa (PMeC), com o objetivo atualizar as discussões e reflexões acerca da Atenção Domiciliar no âmbito do SUS, bem como oportunizar a troca de conhecimentos e experiências entre os SADs municipais.

O encontro teve uma 1ª edição em maio de 2024, e oportunizou a discussão acerca da Politica e o cenário do PMeC. Nesta 2ª edição, com o objetivo de incentivar a criação e a divulgação das práticas exitosas realizadas no âmbito do Programa Melhor em Casa, a programação contará com um momento para apresentação das três melhores práticas. Entre os participantes está a Coordenadora Geral da Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, além de representantes da Atenção Domiciliar da Bahia e de Minas Gerais.

Atualmente, a Bahia tem 102 municípios habilitados para o PMeC e, devido a atuação da Diretoria de Atenção Especializada e da Coordenação de Atenção Hospitalar, que fomentam a habilitação de novos municípios, mais 15 estão em processo de habilitação. A proposta é fomentar a ampliação da cobertura de atenção domiciliar para mais municípios, o que iria gerar maior número de desospitalização e, consequentemente, impacto importante no acesso a leitos hospitalares.

O PMeC foi criado em 2011 e desde do ano de 2012 a Bahia tem municípios habilitados. A Secretaria Estadual da Saúde, por meio da DAE, acompanha e monitora as equipes municipais e, ressalta a necessidade de discussões, reflexões e ampliação de conhecimentos, justificando a importância de manutenção de encontros como estratégia de fortalecimento do Programa Melhor em Casa (PMeC) no Estado da Bahia.

Categoria:

Deixe seu Comentário