Maio Laranja 2025: Palestra conscientiza jovens do Projeto Sinaleiras sobre combate aos crimes virtuais sexuais

Cerca de 50 jovens com faixa etária de 14 a 18 anos, participantes do Projeto Sinaleiras, assistiram a uma palestra sobre o tema “Crimes Virtuais Sexuais contra Crianças e Adolescentes”, na última terça-feira (6), no auditório do Senai Dendezeiros, na Cidade Baixa. A atividade faz parte da campanha Maio Laranja 2025 em Salvador, realizado pelas secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), em parceria com diversos órgãos públicos e instituições da sociedade civil, com vistas à erradicação da exploração do trabalho infantil nas vias públicas de Salvador.

A palestra, promovida em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) marcou o início da programação, que acontece ao longo do mês em homenagem aos 25 anos do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O tema da campanha deste ano traz o tema “Crimes Virtuais Sexuais Contra Crianças e Adolescentes: Como Prevenir e Denunciar”.

O Sinaleiras oferece formação profissional e serviços de saúde, assistência social e educação, visando a inclusão social e produtiva dos beneficiários e famílias. Atento às informações repassadas durante a palestra, M.A, 19 anos, comentou sobre a relevância do tema abordado e descreveu como o projeto tem mudado sua vida.

“O atendimento ajuda a resgatar minha autoestima.  As conversas com a psicóloga melhoram nossa saúde mental. O projeto tem me ajudado muito. Fiz questão de participar dessa palestra que traz informações sobre muitas situações que vivemos na internet, como pedido de fotos, convites e muito assédio”, revelou.

Riscos via internet – Presente no evento, a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, chamou atenção para os riscos crescentes enfrentados por crianças e adolescentes no ambiente digital. Para a gestora, falar sobre crimes virtuais e todas as outras violações e exposições as quais os jovens estão submetidos é de extrema relevância.

“Esse ambiente digital é muito atrativo e também extremamente perigoso. Esse diálogo precisa ser realizado para que todas as crianças e adolescentes que têm acesso às redes possam compreender os riscos que estão correndo neste ambiente. Começamos o Maio Laranja levando alerta para os nossos jovens assistidos pelo Sinaleiras”, disse a secretária, reforçando a importância de denunciar os casos através do Disque 100.

De acordo com números da ONU, mais de 300 milhões de crianças foram vítimas de exploração e abuso sexual on-line. O mesmo relatório aponta que cerca de 15% das crianças em todo o mundo já sofreram cyberbullying. Durante a abordagem, a historiadora, pedagoga e técnica da Primeira Infância da SPMJ, Nilma Oliveira, alertou sobre o uso excessivo de telas por crianças e adolescentes.

“Os índices são alarmantes e, com certeza, tem relação com a quantidade de horas que nossa juventude tem passado diante do celular e do computador. O crime virtual é muito mais rápido e acontece ao tempo todo. Ações como essa são essenciais. É preciso conversar com nossos jovens, em todos os ambientes, na escola, em casa, nos projetos sociais e em todo lugar. O alerta previne”, destacou.

Mobilização da sociedade – As ações da campanha Maio Laranja 2025 serão realizadas nas escolas, através de parcerias com times de futebol em campo e fora dele. A programação inclui também caminhadas, pedal e eventos em universidades, dentre outras atividades, para mobilizar a sociedade civil. Em 2025, inclusive, a ação municipal ampliou o grupo de parceiros para, assim, alcançar o maior número de pessoas para o combate ao problema.

Ao longo do mês de maio, a iniciativa busca mobilizar a sociedade, capacitar profissionais do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e ampliar os canais de informação e denúncia. A comunicação será pautada por ações educativas, formações, mobilizações culturais, atividades esportivas e iluminação de monumentos da cidade na cor laranja.

Como denunciar – A campanha também reforça os principais canais para denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes: Disque 100, Conselhos Tutelares, delegacias especializadas e pela plataforma www.safernet.org.br.

Programação Maio Laranja 2025:

– Dias 7 (quarta-feira) e 18 (domingo)

Ação: Entrega de panfletos e exibição de vídeo institucional nos jogos na Arena Fonte Nova.

– Dia 8 (quinta-feira)

Ação: Formação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para instituições da Sociedade Civil.

Local: A definir

Horário: 10h às 12h

– Dia 9 (sexta-feira)

Ação: Formação da Equipe Pedagógica e Profissionais – Hora da Criança.

Local: Avenida Juracy Magalhães Júnior, s/n, Horto Florestal

Horário: 10h às 12h

– Dias 9, 16, 23 e 30 (sextas-feiras)

Ação: Mobilização nos semáforos da cidade com entrega de panfletos de sensibilização contra a violência e exploração sexual infantojuvenil.

Local: Diversos pontos de Salvador

– Dias 14 a 28

Ação: Programa Salvador Acolhe – “Eu Me Protejo na Escola”, em parceria com os projetos Ambulatório Multidisciplinar de Atenção à Saúde (AMU) e Núcleo de Diversidade e Inclusão Social (Nudin) da Unifacs.

* Escolas municipais participantes: Luiza Mahim (Jardim Armação), Osvaldo Cruz (Rio Vermelho), Santa Terezinha (Chame-Chame), Casa da Amizade (Ondina), Hildete Lomanto (Garcia) e João Lino (Rua do Bispo).

– Dia 16 (sexta-feira)

Ação: Caminhada do Conselho Tutelar XXII – Cabula, com o objetivo de mobilizar a população contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Percurso: Escola Municipal da Engomadeira até a Praça da Estrada das Barreiras

Concentração: A partir das 9h

– Dia 17 (sábado)

Ação: IV Festival de Natação para Crianças e Adolescentes.

Local: Arena Aquática Salvador (Pituba)

Horário: 9h

– Dia 18 (domingo)

Ação: III Caminhada “Vamos Proteger”

Horário: 8h

Percurso: Clube Espanhol ao Farol da Barra

Promoção: Câmara Municipal de Salvador

Iluminação de Monumentos Históricos com Luz Laranja

Promoção: Diretoria de Serviços de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop) em parceria com a SPMJ.

Ação: “Lugar de Criança Também é no Museu” – Dia Internacional dos Museus.

Horários: 10h às 11h30 e 14h às 15h30

Local: Espaço Carybé das Artes (Forte de São Diogo)

Promoção: Fundação Gregório de Mattos

Categoria:

Deixe seu Comentário