Micareta de Feira terá contagem de público e reconhecimento facial e atuação de mais de 7 mil profissionais empregados na operação

Cerca de 7,1 mil
profissionais da Segurança Pública serão empregados pela Secretaria da
Segurança Pública na Micareta de Feira de Santana, a partir da próxima
quinta-feira (1). Considerado o maior Carnaval fora de época do Brasil, a festa
também contará, de forma inédita, com Contagem de Público, comunicação por meio
Terminais Móveis e Disque Denúncia 24 horas.
Cerca de R$ 11 milhões serão
empregados pelo Governo do Estado para garantir a ampliação do efetivo,
estruturas temporárias montadas no circuito da folia, emprego de viaturas e
aeronaves, além de tecnologia na festa.
A solução de Contagem de
Público também será empregada pela primeira vez na Micareta, captando os rostos
dos foliões que acessarem a festa para computar o público total do evento. A
informação é utilizada para ordenamento de tropas e patrulhas durante o desfile
das atrações.
Nos principais acessos ao
circuito Maneca Ferreira, oito Portais de Abordagem serão equipados com câmeras
de Reconhecimento Facial. Policiais militares equipados com detectores de
metais realizam a revista para impedir acesso de objetos que possam oferecer
risco aos foliões, a exemplo de armas de fogo, garrafas de vidro, facas,
tesouras e outros
No total, 400 câmeras de
videomonitoramento, com tecnologia inteligente de Reconhecimento Facial e
Reconhecimento de Placas Veiculares, irão auxiliar no monitoramento de
foragidos da justiça. Ao longo dos circuitos, as patrulhas policiais e de
bombeiros contarão com 424 Terminais LTE, capazes de transmitir e recepcionar
informações por meio de uma linha exclusiva para uso da polícia.
Uma Plataforma Elevada de
Observação (POE) e um Centro de Comando e Controle Móvel (CICC) também serão
deslocados para o circuito. Em tempo real, equipes das forças policiais e das
Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional, Integrada da Ação
Policial e de Telecomunicações estarão nas estruturas itinerantes responsáveis
pela análise das informações.
Atendimento 24 horas
Também de forma inédita, o
Disque Denúncia da SSP funcionará durante 24 horas, nos quatro dias de festa.
Equipes recepcionarão denúncias e dados sobre a atuação de criminosos e
atividades suspeitas no município.
Especialistas da
Superintendência de Inteligência da SSP e das forças policiais estarão no
Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), em parceria
constante com o CICC. Agentes de campo realizam ações de inteligência em meio
aos foliões.
Público vulnerabilizado
Pelo segundo ano consecutivo,
um Posto Integrado de Acolhimento às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade
(Piprev) foi montado no circuito da festa. Lá, especialistas da
Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP realizam atendimento e
orientação em casos de racismo, LGBTQIAPN+fobia e violência de gênero.
O Projeto Prevenir É Agir-
Venha na Paz reforça a importância da atuação integrada com participação de
entidades públicas e privadas, além de artistas, para garantir o fortalecimento
da cultura da paz nas festas populares.
A Sprev também já realizou a
Caravana Social, evento que oferece serviços de saúde e bem-estar para a tropa
de polícias e bombeiros escalada para a festa.
Ouvindo o cidadão
A Ouvidoria da SSP também irá
empregar equipes na área da festa, com pesquisa para aferir a sensação de
segurança do público e a atuação das forças policiais.
Créditos Texto: Márcia
Santana