O livro ‘Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi’, que será lançado em Salvador.

A necessidade de cintilar pelo mundo
Brasileira viaja pelo mundo, conta experiência em Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi e celebra sua coragem neste Dia Mundial do Livro
Largar tudo e viajar pelo mundo é um sonho muito comum entre as pessoas, mas que quase nunca é realizado. A terapeuta energética, Cinthia Arena decidiu que não seria mais uma a entrar nessa estatística. Largou a vida que conhecia e que não estava lhe fazendo bem. Rodou o globo terrestre, conhecendo novas pessoas, dialetos, comidas, aprendendo novas culturas. Ao total, passou por 47 países. Fixou residência na Escócia, Itália, Inglaterra e Holanda. Suas experiências resultaram em uma bagagem de compreensão pessoal que ela compartilhava apenas em seus diários e comemora toda a sua coragem neste 23 de abril – Dia Mundial do Livro. Em maio, ela desembarca em Salvador para o lançamento do livro Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi, na livraria Escariz, dia 22, a partir das 18 horas.
Cinthia Arena é formada em Turismo, com pós-graduação em Gestão Ambiental e MBA em tradução, mas nunca atuou na área. “Um dia me dei conta de que a vida que havia construído não me servia e eu estava adoecendo gravemente. Decidir deixar tudo para trás e seguir em busca do meu sonho”, conta.
Não houve como fugir do destino que estava entrelaçado em sua vida muito antes de nascer: viajar. Sua família sempre se deslocou pelo mundo, não aceitando a inércia. O pai, o italiano Vittorio Arena veio para o Brasil aos 6 anos, fugindo da guerra que assolava seu país. O avô viajou pela Bahia após os filhos nascerem e a mãe não se contentou com as fronteiras baianas, foi morar em Brasília após ser a primeira da família a estudar.
Antes da pandemia de COVID-19, ao participar de uma terapia holística, Cinthia Arena, que é terapeuta energética desde então, recebeu a mensagem que deveria voltar para o Brasil, mais especificamente para Brasília, sua cidade natal. Após o vírus se espalhar e mudar o modo de vida de todo o globo, a brasiliense entendeu que tudo tem um porquê de acontecer e esse momento não seria diferente. “Eu, filha única, precisei voltar para ficar com minha mãe que morava sozinha”.
Enquanto passeava pelo mundo compartilhando aprendizados, descobriu muito mais sobre si e processos de cura. Durante a pandemia, com o isolamento social investiu em cursos que transformaram o seu olhar para a vida. A mentoria para autobiografias mudou tudo. Após o curso, a terapeuta deu voz ao desejo dos amigos que, há muito, já pediam que suas experiências virassem uma obra literária. Começou a escrever o livro que, posteriormente, seria batizado de Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi.
Sinopse
Lançado em Brasília, pela editora Ipê das Letras, o livro Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi conta de forma leve a trajetória da turismóloga que escolheu o mundo como lar. Durante as viagens – a autora visitou 21 estados brasileiros e 40 países – Cinthia descobriu que o maior ganho foi o autoconhecimento. No prefácio, a escritora e mentora de negócios Paula Quintão já dá um spoiler de quem é autora e o que o leitor encontrará ao percorrer as páginas. “E talvez essa seja a verdade sobre a Cinthia, ela está em viagem e em constante transformação. Ela caminha pela vida como uma peregrina que coleta histórias, vivências, o espírito do outro humano que nem sempre se sabe viajante como ela”.
A obra, lançada em dezembro de 2024, não esgotaria as coincidências na vida da autora. Segundo Cinthia, o primeiro exemplar a ser enviado para outro estado foi justamente para o estado de origem materna, a Bahia. “A atendente do Correio carregava o mesmo nome que minha avó e a rua do destinatário que receberia o livro tinha o nome de meu avô, Lauriano”, pontua a escritora. Viajar pelo mundo sempre esteve nos seus planos de vida da escritora. Não havia como fugir deste destino conforme ela descreve em um dos primeiros capítulos do livro. “Se Deus me quisesse parada num único lugar, ele teria me feito árvore”, resume.
O livro foi lançado em Brasília inicialmente. Mas, assim como a autora, promete viajar muito. O Distrito Federal foi apenas o início do itinerário. Em maio, Cinthia e sua obra de estreia desembarcam em Salvador. O evento de lançamento na capital baiana será no dia 22 de maio, às 18 horas, na livraria Escariz, localizada no shopping Barra, piso L2. Lá leitores, poderão iniciar sua trajetória pelo mundo sem sair do lugar, através das palavras de Cinthia Arena. De Salvador o livro seguirá para outros destinos, dentre eles São Luis e Fortaleza.
Serviço:
O que? Lançamento do livro Cinthilando pelo mundo: a vida que eu escolhi
Quando? 22/05 (quinta-feira)
Horário? A partir das 18h
Onde? Livraria Escariz, Shopping Barra, piso L2
Quanto? Ebook R$ 25,00 / Físico R$ 73,00
Como? Mais Informações no instagram da autora @cinonthemove