Obras do VLT avança em Salvador

As obras de implantação do
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador atingiram, nesta semana, 18% de
execução no Trecho 1, que compreende o trajeto entre a Estação da Calçada e a
Ilha de São João. O progresso na instalação do novo modal foi verificado nesta
segunda-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues, durante visita técnica.
Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB),
Eracy Lafuente, o chefe do Executivo estadual destacou o avanço dos trabalhos e
reforçou o compromisso do Governo do Estado com a entrega das primeiras etapas
do projeto.
“Este é um recurso
proveniente de uma parceria com o governo federal, com investimentos tanto do
PAC quanto do governo do presidente Lula. Estou visitando este trecho, o Lote
1, mas é importante destacar que já há obras em andamento nos outros trechos também.
Esse foi o compromisso com a população do Subúrbio de entregar este lote
primeiro. Enquanto avançamos rapidamente com as obras, ligando a Calçada a Ilha
de São João”, acrescentou o governador Jerônimo Rodrigues.
De acordo com Lafuente, a
obra já conta com 1,6 quilômetro de via permanente, o que significa algo
inédito em menos de nove meses, em qualquer obra ferroviária que já tenha sido
feita no Brasil. Ele ainda acrescenta, “então a gente está com uma meta extremamente
dura e ousada de que a gente pode ter uma linha de teste até dezembro, de 2 a 4
quilômetros de extensão contínua para que esses trens rodem e testem durante um
tempo antes da operação”.
Com capacidade para
transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, a instalação do VLT segue em
ritmo acelerado, sob condução da CTB, órgão vinculado à Secretaria de
Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ao todo, o VLT contará com aproximadamente 36
quilômetros de extensão, distribuídos em 34 paradas no total, com um
investimento em torno de R$ 5 bilhões.
Trechos
O projeto do VLT está organizado em três trechos distintos, sendo cada um deles
executado por um consórcio diferente, o que permite o avanço simultâneo das
obras. O Trecho 1, que vai de Ilha de São João até Calçada, possui uma extensão
de cerca de 16,7 mil metros, com 17 paradas e a Estação Calçada, sendo
conduzido pelo Consórcio Expresso Mobilidade Salvador.
Já o Trecho 2, que liga
Paripe a Águas Claras, tem 9,2 mil metros de extensão e 8 paradas, com
integração ao Sistema Metroviário de Salvador (SMSL), em Águas Claras, sendo
executado pelo Consórcio VLT Lote 2.
Conectando Águas Claras ao
bairro de Piatã, o Trecho 3, que abrange pouco mais de 10,5 mil metros e 9
paradas, com integração ao SMSL, no Bairro da Paz, está sob responsabilidade do
Consórcio Bahia Atlântico. As obras realizadas em paralelo garantem a otimização
do cronograma e o progresso contínuo de todas as etapas de implantação.
Geração de empregos formais
As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o
número de postos de trabalho na Bahia. A expectativa é que o VLT gere cerca de
2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções.
e a ANTT.