Do cosplay para o mundo

Seletivas de concurso mundial de Cosplays acontece em Salvador

Uma chamada para todos os Otakus, Geeks, Leitores e Nerds. O concurso mundial de cosplay, acontece na capital baiana, no próximo sábado, 19 de abril.  A seletiva para o World Cosplay Summit será realizada no auditório do Centro Universitário Estácio, no Stiep, a partir das 13h. A ação faz parte do evento Otaku Matsuri.

Na primeira edição, o Otaku Matsuri, promete ser um momento para exaltação da cultura pop japonesa. Além dos competidores mundiais haverá outro desfile de cosplays. Os grupos Hanabi e LD Muses irão se apresentar e os visitantes poderão conversar com os jurados do grande concurso. Mesmo quem não tem vocação para dança, fantasia e atuação pode participar do evento.

O Otaku Matsuri acontece pela primeira vez, mas os organizadores já estão familiarizados com eventos culturais na capital. A produtora Mega Hero é conhecida por organizar o Orgulho Nerd, Orgulho Otaku e o Calafrio. Os organizadores Raphael Maiffre e Kiki Bélico são coordenadores do maior evento de cultura japonesa que acontece na cidade, o Bon Odori. “A ideia de realizar os eventos aqui é basicamente uma: Fomentar o cenário da nossa cidade. Salvador é uma cidade plural e que abraça muita diversidade, é o lugar perfeito para projetos desse nicho”, relata Raphael Maiffre.

Para participar do concurso é preciso conhecer as regras. Nesta seletiva, a competição acontecerá somente em duplas. Não basta só uma fantasia bem estruturada, é preciso entrar no personagem. Durante a apresentação é necessário interpretar a persona por dois minutos. Para a encenação poderão ser usadas coreografias, música, efeitos especiais, jogos de luz e a utilização do telão onde poderá ser exibido um vídeo de apoio.

Os participantes poderão ir para próximas seletivas em São Paulo e chegar até a final. Os que chegarem à derradeira etapa da competição viajarão para a sede do WCS, na cidade de Nagoia, no Japão. A dupla finalista não terá custos com as viagens. O concurso envolve cerca de 50 nações, mas o Brasil se encontra entre os maiores vencedores, acumulando três títulos, 2006, 2008 e 2011.

A competição é bastante aflorada no concurso, os trajes devem ser confeccionados quase que majoritariamente pelos competidores. Os acessórios precisam passar a essência dos personagens e a apresentação tem que ser envolvente para jurados e telespectadores. A jornalista Kiki Bélico, que além de organizadora do evento, é cosplayer há 19 anos e jurada há mais de uma década, fala da felicidade com a competição. “É um concurso em que podemos entrar em contato com trabalhos belíssimos de confecção dos trajes de personagens, além de ser muito divertido e incrível acompanhar as performances dos competidores. É muito talento envolvido e eu sempre torço muito pela nossa dupla de Salvador na final de São Paulo”, destaca.

O evento segue um cronograma pré-definido em duas etapas. A primeira avaliação é do visual, as roupas, acessórios, momento chamado de “Vira-vira”, os candidatos fazem 360° enquanto conversam com os jurados sobre a confecção dos trajes. No segundo momento eles precisam entrar no personagem para a encenação, dar vida às personas fictícias. A jornalista relata o prazer de participar de competições como essas. “Adoro poder passar por novas experiências de júri em diferentes eventos e regulamentos e estudar sobre o assunto. Tanto que criei o Treinamento Júri Cosplay, no qual convido cosplayers novatos ou que nunca tiveram experiência de júri para participar de uma banca real junto comigo e aprender a realizar essa tarefa que não é nada fácil! Ano passado, 2024, tive a oportunidade de julgar o Concurso Cosplay Master da CCXP, o maior concurso cosplay do país e foi muito emocionante”, comenta Kiki Bélico.

Serviço:

O que? Evento de Cultura pop japonesa e concurso de cosplay

Quando? 19/04 (sábado)

Horário? A partir das 13h

Onde? Faculdade Estácio, campus Gilberto Gil.(R. Xingu, 179 – Stiep, Salvador – BA)

Quanto? Gratuito

Categoria:

Deixe seu Comentário