Operação Combustível Legal flagra posto em Salvador comercializando lubrificante com prazo vencido

A força-tarefa da operação Combustível Legal identificou
um posto na Avenida Vasco da Gama, em Salvador, comercializando um lote de óleo
lubrificante para veículos com o prazo de validade vencido. De acordo com o
Procon-Ba (Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor), um dos órgãos
que integram a operação, os produtos foram retirados do mercado de consumo e o
posto será autuado, respondendo a processo administrativo com multa. A ação foi
realizada nesta quarta-feira (9) na capital baiana.
“Infelizmente ainda nos deparamos com esse tipo de situação nas operações.
Dessa vez identificamos várias unidades de óleo lubrificante sendo
comercializadas com o prazo de validade vencido, o que pode gerar problemas no
motor do veículo e causar prejuízo ao consumidor. Estamos intensificando a ação
em todo o estado para garantir que o mercado de combustível funcione dentro das
normas legais”, reforçou o diretor de Fiscalização do Procon-Ba, Iratan Vilas
Boas. O lote encontrado continha 26 garrafas de óleo com validade vencida.
O coordenador de Petróleo e Combustíveis da Sefaz-Ba, Olavo Oliva, reforçou que
a Combustível Legal acontece mensalmente, desde 2019, em diversas regiões da
Bahia, e que já foram fiscalizados cerca de 1.700 postos. “O objetivo é
proteger a sociedade contra os empresários que praticam irregularidades para
levar vantagem em cima do consumidor, principalmente no que diz respeito ao
cumprimento dos requisitos de qualidade e de quantidade na comercialização de
combustíveis e outros produtos”.
O estabelecimento no qual a operação constata algum tipo de irregularidade
responde de acordo com a infração cometida. Cada órgão tem uma punição
específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e
multas fazem parte do rol das penalidades possíveis de serem aplicadas.
Órgão participantes
Na divisão de tarefas entre os participantes, a Agência Nacional do Petróleo,
Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) analisa aspectos relacionados à qualidade
do produto comercializado, entre diversos outros itens, e o Instituto Baiano de
Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável principalmente por avaliar se a
quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o
registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de
combustíveis. Já o Procon-Ba afere questões relativas ao direito do consumidor.
A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) é responsável por
conferir a regularidade fiscal e cadastral da empresa, o Departamento de
Polícia Técnica (DPT) faz o teste de qualidade dos combustíveis e a
Procuradoria Geral do Estado (PGE) se encarrega das questões de ordem jurídica.
O suporte da operação é garantido pela Secretaria de Segurança Pública do
Estado (SSP-Ba), por meio das polícias Civil e Militar, esta última
representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária.
Disque Denúncia
Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de
combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação
Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones
71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).