Censo Escolar mostra que Bahia ampliou em 55% o número de estudantes da rede estadual na Educação em Tempo Integral

Em um ano, a rede estadual de
Ensino da Bahia registrou um aumento de, aproximadamente, 55% no número de
estudantes matriculados na Educação em Tempo Integral. É o que revelam os dados
do Censo Escolar 2024, divulgados nesta quarta-feira (9), pelo Ministério da
Educação (MEC). Este resultado evidencia a efetividade dos investimentos
realizados pelo Governo do Estado na qualificação da Educação. Ao todo, o
número de matrículas em tempo integral saltou de 57.731, em 2023, para 89.706,
em 2024.
Durante a apresentação dos
dados, o crescimento no número de estudantes matriculados em tempo integral foi
destacado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na Bahia, em 2023, haviam
451.119 estudantes matriculados na Educação Integral em todas as modalidades,
tanto na rede estadual, quanto nas municipais. Já em 2024, este número aumentou
para 523.690. Somente na modalidade Ensino Médio Integral, a quantidade de
matriculados cresceu de 49.419, em 2023, para 79.549, em 2024.
O avanço é fruto de uma série
de ações, como o regime de colaboração com os municípios; a modernização da
infraestrutura escolar; a formação continuada de educadores; e a implementação
de políticas de permanência estudantil.
Ao comentar os dados do Censo
Escolar 2024, a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito,
destacou a importância do olhar sensível do Governo do Estado para as
necessidades da população baiana, especialmente na Educação. “A Bahia tem um
governador professor, de origem humilde, que teve a sua vida transformada pela
Educação. Eu também sou fruto da escola pública. Sou professora da rede
estadual e conheço de perto os desafios e as necessidades da nossa comunidade
escolar. É por isso que entendemos que é fundamental investir na Educação
Básica, não apenas na oferta, mas também na permanência dos alunos na escola,
com material didático, professores capacitados e espaços adequados e
confortáveis para que todos tenham uma educação integral e em tempo integral.
A expansão da oferta da educação também tem sido possível graças ao
regime de colaboração que firmamos com os municípios, fortalecendo o pacto
federativo e garantindo a chegada das melhorias às redes locais”.
Na apresentação dos números,
Camilo Marinho enfatizou, ainda, a importância da análise dos dados do Censo
Escolar, que mostram os recortes de desigualdade, para a criação de programas,
como o da Educação em Tempo Integral e o Pé-de-Meia. Ele também reforçou a
eficácia das políticas públicas, que vêm sendo possíveis graças à liderança dos
atores federativos. “Nunca o Ministério da Educação teve um olhar tão forte
para a Educação Básica no país. O ministério olhava muito mais pela questão da
Educação Superior, das nossas universidades e institutos federais. Então,
estamos tendo um olhar especial. Mas, para isso, precisamos construir com os
entes federativos”.
Os dados do Censo Escolar
estão disponíveis para consulta pelas secretarias de Educação e pela comunidade
em geral no Portal
do MEC.