TJBA promove palestra para gestores da capital e do interior com foco na implantação da gestão por competências; magistrados e servidores estão convocados a participar

Ciente da importância de
valorizar o servidor com toda a sua potencialidade, o Tribunal de Justiça da
Bahia (TJBA), por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas, promoverá a palestra
“Gestão por Competência no TJBA” no Auditório Olny Silva, localizado no edifício-sede
da Corte, em Salvador. O evento, que conta com o apoio da Coordenação de
Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas, acontece dia 14 de abril, das 14h
às 16h, em formato híbrido, e é voltado a todos os gestores do Judiciário
baiano. Inscrições pelo Sistema
de Educação Corporativa (SIEC) da Universidade Corporativa
Ministro Hermes Lima (Unicorp).
Acesse, aqui,
os nomes dos convocados.
De acordo com o Decreto
Judiciário disponibilizado nesta terça-feira (8), consideram-se gestores(as)
para o acompanhamento do mapeamento de competências nas unidades,
servidores(as) investidos(as) nos cargos de escrivão, secretário, diretor de
secretaria de vara, coordenador, diretor de secretaria de câmara, diretor,
chefes de gabinete e de núcleo, bem como gestores(as) vinculados(as) a unidades
administrativas e gabinetes de segundo grau.
Palestra
Thiago Dias Costa,
profissional experiente em processos de aprendizagem organizacional, gestão por
competências e segurança no trabalho, ministrará a palestra. Na
oportunidade, será
apresentado o processo de mapeamento, com sua importância e seus benefícios.
A ação integra o Projeto
Trilhas, que visa conceber e implementar o modelo de gestão por competências no
TJBA e integra uma das iniciativas do Plano Estratégico institucional para o
sexênio 2021-2026 (Resolução TJBA nº 03/2021), bem como da Estratégia Nacional
do Poder Judiciário 2021-2026 (Resolução CNJ nº 325/2020).
De acordo com a Coordenadora
de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas, Camila Gonçalves, não é somente
a instituição que se beneficia quando as competências de seus servidores são
desenvolvidas. “Os próprios indivíduos passam a ser mais reconhecidos, o
trabalho se torna mais amigável e as tarefas passam a ser menos estressantes”,
explica.
O modelo de gestão por
competências visa, além de outros objetivos, qualificar, adequadamente, o
servidor na unidade em que ele já se encontra, para que possa exercer suas
funções com maior eficiência e efetividade, alinhados à Estratégia
Organizacional. A implantação desse novo modelo de gestão envolve, entre outras
ações, a formação de uma equipe multidisciplinar, o levantamento de dados
relevantes e a identificação das competências já existentes.