Na contramão dos EUA, mercado brasileiro intensifica compromisso com ações de diversidade e inclusão

Enquanto grandes empresas nos
Estados Unidos começam a recuar em seus compromissos com a diversidade e
inclusão, no Brasil, a pauta segue em alta e cada vez mais consolidada.
Recentemente, algumas multinacionais flexibilizaram ou encerraram políticas voltadas
à diversidade, refletindo um movimento anti-ESG que cresce entre companhias
americanas. Porém, em âmbito nacional, o mercado continua exigindo
profissionais capacitados para desenvolver estratégias inclusivas, mostrando
que a tendência global caminha para um amadurecimento da governança
corporativa.
Muitas empresas brasileiras
começam a encarar o tema de forma mais estruturada. O ESG, antes visto por
alguns como um discurso de marketing ou uma imposição externa, agora se
consolida como um pilar estratégico de governança e gestão de riscos. Essa mudança
de perspectiva exige que as organizações deixem de tratar a diversidade como um
diferencial e passem a vê-la como um componente essencial para o sucesso e a
inovação no ambiente corporativo. Um estudo da Deloitte, “Diversidade, Equidade
e Inclusão nas Organizações 2023”, reforça essa visão: 96% das empresas
participantes afirmam que iniciativas de DE&I promovem um
ambiente mais acolhedor, 95% destacam melhorias na qualidade da força de
trabalho e 94% reconhecem a geração de valor por meio dessas práticas.
“No Brasil, especialmente
entre as multinacionais, há um alinhamento crescente com os movimentos globais.
Os consumidores estão mais atentos e exigentes, cobrando uma postura mais
responsável das empresas em relação a esses temas, mas, apesar dos avanços, a
realidade ainda é desigual, e sabemos que ainda há um longo caminho pela
frente. A tendência global é clara: diversidade e inclusão não são mais uma
escolha, mas uma estratégia fundamental para o sucesso sustentável das
organizações”, afirma Edith Novo, coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas
com Ênfase em Diversidade e Inclusão da Estácio.
A demanda por profissionais
especializados nesse campo acompanha essa evolução. O MBA em Gestão de Pessoas
com Ênfase em Diversidade e Inclusão surge como uma resposta à necessidade
crescente de gestores que saibam integrar a diversidade às práticas de negócios.
Desenvolvido pela área de pós-graduação Digital da Estácio, curso é
oferecido no formato digital e prepara líderes para desenvolver culturas
organizacionais mais inclusivas, impulsionando inovação, criatividade e
desempenho.
“A proposta desse MBA vai
além da teoria, proporcionando aos alunos ferramentas práticas para implementar
políticas inclusivas, gerenciar equipes diversas, promover a inovação por meio
de diferentes perspectivas e garantir que as organizações não apenas cumpram
normativas, mas também estejam alinhadas com um movimento global em direção a
uma sociedade mais justa e igualitária”, afirma a coordenadora.
O curso inclui diversas
disciplinas que vão colaborar no crescimento do aluno, como Cidadania, Ética,
Diversidade e Inclusão, Comunicação Inclusiva no Ambiente Corporativo, Gestão
da Cultura e do Clima Organizacional, Gestão Estratégica Sustentável, ESG e
Gestão da Diversidade nas Organizações, Gestão de Desempenho, Gestão
Estratégica de Pessoas e Recrutamento, Seleção e Provimento de Pessoal.
A Estácio conta com um
portfólio amplo de cursos de pós-graduação nos formatos presencial, ao vivo e
digital, com mais de 300 opções, em diversas áreas, incluindo o próprio
MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Diversidade e Inclusão, uma novidade no
mercado. Para saber mais e se inscrever, visite o site estacio.br.