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A cidade de Cocos, no Extremo
Oeste da Bahia, recebeu um importante avanço em infraestrutura com a
pavimentação de 23 quilômetros da BR-135, no trecho que liga o município à
divisa com Minas Gerais. Com um investimento de R$ 122,3 milhões, a obra foi
inaugurada nesta sexta-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues,
acompanhado dos ministros Renan Filho (Transportes) e Rui Costa (Casa Civil). A
pavimentação melhora a mobilidade de mais de 18 mil moradores, garantindo mais
segurança no tráfego e facilitando o deslocamento na região.
Além do impacto local, a obra
fortalece a economia ao melhorar o escoamento da produção agropecuária, setor
fundamental para a região. A BR-135 é um dos principais corredores logísticos
do país, atravessando o Matopiba – uma das maiores fronteiras agrícolas do
Brasil, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
O governador Jerônimo
Rodrigues ressaltou a importância da rodovia para o desenvolvimento econômico
da Bahia. “Nós estamos fazendo conectividade com Maranhão, Piauí e Minas
Gerais. Essa estrada, além de favorecer o agronegócio, responderá também ao
transporte de viaturas, de ambulâncias, de produtos da cultura familiar,
comerciantes. Estou muito feliz em entregar uma estrada dessas hoje, entregar o
desenvolvimento”, afirmou.
O pedreiro Elismar de Castro,
que mora em Cocos e percorre a rodovia com frequência para trabalhar, comemorou
a melhoria na estrada. “Antes, era muito difícil porque a estrada cheia de
buracos atrasava a viagem e danificava os veículos. Agora, ficou bem mais
rápido e seguro chegar aos municípios vizinhos. Isso ajuda muito a gente que
precisa se deslocar todo dia”, destacou.
Impacto econômico e
integração regional
O ministro da Casa Civil, Rui
Costa, destacou o impacto da obra no desenvolvimento econômico nacional. “É uma
infraestrutura para o Oeste da Bahia que vai gerar mais emprego, mais
desenvolvimento e melhorar a logística para escoar a produção e para o transporte
das pessoas”, disse.
Já o ministro dos
transportes, Renan Filho, reforçou o papel da rodovia na integração do Nordeste
com o restante do país. “A BR-135 é a principal espinha dorsal de ligação do
Matopiba. Essa interligação com a Bahia vai facilitar muito o escoamento da produção
do Oeste baiano”, afirmou.
Com a nova estrutura, o
transporte de cargas se torna mais eficiente, reduzindo custos e fortalecendo a
integração econômica entre estados. A pavimentação da BR-135 representa um
avanço tanto para a mobilidade da população local quanto para o crescimento do
agronegócio na região.