Motofaixa tem aprovação dos Motociclistas que transitou pela Avenida Bonocô

Motofaxia de Salvador, tem aprovação dos motociclistas que transitou pela Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô) nesta segunda (10). Com implantação nos  dois sentidos (Bonocô), promete dá mais  segurança para quem trafega sobre duas rodas, especialmente nos horários de pico, nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde, quando o fluxo de veículos é mais intenso.

Mototaxista há mais de 20 anos, Gilson Damasceno já presenciou muitos acidentes na Avenida Bonocô, a maioria envolvendo motociclistas. Para ele, a nova estratégia viária ajudará a reduzir esses incidentes. “Com a motofaixa, por exemplo, os mototaxistas podem evitar trafegar entre os carros, diminuindo o risco de colisões laterais e reduzindo ultrapassagens perigosas”, avaliou.

Damasceno testou a motofaixa nos dois sentidos da avenida. “Já utilizei a faixa no sentido Comércio e, depois, no sentido Rodoviária, para acessar o terminal e a BR-324. Essa ação veio para somar e é muito bem-vinda na Bonocô”, afirmou.

Quem também aprovou a novidade foi o pintor Adalberto Silva. Morador da localidade do Dique Pequeno, no Engenho Velho de Brotas, ele utiliza a via diariamente para levar a filha caçula à escola. O motociclista elogiou a nova faixa exclusiva. “Reparei que está bem sinalizada. No horário de pico, é bem difícil ficar ‘cortando’ os carros. Agora, temos um espaço que pode melhorar o fluxo e evitar acidentes”, comentou.

A motofaixa foi posicionada entre as faixas 1 e 2, contando a partir do canteiro central, em ambos os sentidos da Avenida Bonocô. Para a demarcação, foram utilizadas linhas tracejadas nas cores azul e branca. A iniciativa visa proporcionar mais disciplina e segurança aos motociclistas, sem comprometer a fluidez do tráfego. Mesmo com a implementação da motofaixa, a avenida seguirá com quatro faixas de circulação para os demais veículos em cada sentido.

Por determinação da Senatran, a instalação da motofaixa na Bonocô reduzirá a velocidade máxima para 60 km/h. Durante os primeiros 30 dias, a fiscalização funcionará em caráter educativo, permitindo que os condutores se adaptem ao novo limite. Apesar da faixa exclusiva, os motociclistas devem respeitar a velocidade estabelecida na via.

O jornalista Mateus Araújo, que circula pela avenida, considera a implementação da primeira motofaixa em Salvador uma iniciativa positiva da Prefeitura, mas destaca que o sucesso da iniciativa dependerá do uso adequado pelos motociclistas e do respeito dos motoristas. “Se for utilizada corretamente pelos motociclistas e respeitada pelos motoristas, pode contribuir para a redução de acidentes e até ser expandida para outras regiões da cidade. Porém, a conscientização da população é fundamental. Educação e respeito são essenciais para o sucesso dessa medida”, pontuou.

Salvador se tornou a terceira capital do Brasil a adotar motofaixas, seguindo o exemplo de Recife (PE) e São Paulo (SP), que também possuem corredores exclusivos para motociclistas. Em São Paulo, a iniciativa já demonstrou resultados positivos, contribuindo para a redução de acidentes. Um levantamento da prefeitura da capital paulista revelou que, até outubro de 2024, os sinistros caíram 22% nos trechos sinalizados, em comparação com o ano anterior.

 

Categoria:

Deixe seu Comentário