Primeira motofaixa de Salvador começa a operar nesta segunda-feira (10) na Av. Bonocô

A partir desta segunda-feira
(10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço
destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da Av.
Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô). Salvador é a terceira capital do país a ser
autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar a
estratégia viária.
A motofaixa foi desenhada
entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô.
O espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso,
os motociclistas poderão transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar
a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido
da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos.
Por determinação da Senatran,
para a instalação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô passará a ser 60
km/h. Porém, nos primeiros trinta dias, a fiscalização será em fase de testes
para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com espaço segregado, os
motociclistas têm de respeitar a velocidade da via.
“Essa iniciativa inovadora é
resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador.
Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a
Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa
iniciativa para outras avenidas”, explica Decio Martins, superintendente de
Trânsito de Salvador.
A motofaixa se alia a outras
iniciativas da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, para
conscientizar os motociclistas e para coibir a ocorrência de sinistros com
esses condutores. Nos últimos anos, a autarquia municipal tem intensificado
ações educativas, com distribuição de materiais educativos e rodas de
conversas. Também houve a intensificação da fiscalização, seja presencial ou
por meio de videomonitoramento, que impede que condutores conduzam motos de
maneira irregular. Houve, ainda, investimentos em redesenho viário, com
implantação de estruturas que impeçam a conversão irregular (“roubadinhas”),
por exemplo.
Sinistros –
Nos dois primeiros meses de 2025, a Transalvador registrou 464 sinistros
envolvendo motos, que resultaram em 11 pessoas mortas. No mesmo período do ano
passado, foram contabilizados 467 acidentes, com 18 vítimas fatais. Em todo o
ano de 2024, esses números chegaram a 3.063 sinistros envolvendo motos, com 84
mortos. Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes),
59% foram de sinistros envolvendo motos.
Na série histórica
apresentada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ano de 2024 foi
o que apresentou a maior da quantidade de motos emplacadas na capital baiana,
com 16.851 unidades. No acumulado dos últimos cinco anos, a frota em Salvador passou
de 160.661, em 2020, para 216.338 motos emplacadas até o momento. O que
representa um aumento de quase 35% nesse tipo de meio de transporte, não sendo
contabilizadas as motos de outros municípios que circulam pela cidade.