Município de Itabuna implanta sistema eletrônica informações (SEI) com apoio do Governo do Estado

O município de Itabuna, no
Sul da Bahia, acaba de dar largada no processo de implantação do Sistema
Eletrônica de Informações (SEI), software que é referência nacional em
tramitação eletrônica. Na terça-feira (25), a prefeitura promoveu um evento de
kick-off (ponta-pé inicial) do projeto, para apresentar oficialmente às suas
equipes a iniciativa desenvolvida em parceria com o governo baiano com o
objetivo de eliminar o uso do papel em seus processos e documentos
administrativos.
Durante o evento – realizado
no auditório do Edifício Jequitibá Trade Center – o prefeito Augusto Castro
realizou um ato simbólico de assinatura do termo de apoio na área de
transformação digital firmado juntamente com a Secretaria da Administração do
Estado da Bahia (Saeb).
“Esta parceria vai ajudar
muito a nossa estrutura administrativa na direção de algo que nós sempre
pregamos aqui na prefeitura, que é a inovação. Sabemos que a inovação tem um
custo e que não dá para implementar uma mudança como esta de uma hora para outra,
mas com a cooperação do governo da Bahia nós estamos conseguindo avançar nesta
área”, resumiu o prefeito.
Ainda durante o evento, os
servidores do município assistiram a pronunciamentos do vice-prefeito de
Itabuna, Josué Brandão Júnior, e do secretário de Gestão e Inovação, Antônio
José Brandão Calhau, além de apresentações de diversos gestores da Saeb.
O coordenador-executivo de
Transformação Digital da Saeb, Igor Takenami, ressaltou as diversas iniciativas
realizadas pelo Estado com foco na municipalização da transformação digital,
incluindo não apenas o SEI Bahia Municípios como a oferta de serviços públicos
municipais na plataforma digital ba.gov (http://www.ba.gov.br).
Na sequência, o diretor de
Inovação e Gestão de Projetos de TIC, Anderson Vasconcelos Prazeres, narrou um
pouco da experiência do governo do Estado com o Sistema Eletrônico de
Informações, além de apresentar à platéia o portal onde estão reunidas as principais
informações sobre a iniciativa (https://www.portalseibahia.saeb.ba.gov.br/).
“No próximo dia 29 de março,
vamos completar oito anos da abertura do primeiro processo no SEI. No último
dia 4 de fevereiro, registramos oito milhões de processos abertos: a cada dia,
são gerados no Estado mais 7.500 novos processos e cerca de 90 a 100 mil
documentos”, contabilizou o diretor.
Já o coordenador do SEI
Bahia, Marcio Souza, detalhou os passos para a implantação do Sistema
Eletrônico de Informações nos municípios, além de sanar as dúvidas da plateia
sobre o software.
Até o momento, 88 municípios
baianos já firmaram parceria com o Estado para a implantação do SEI.
Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o sistema já
proporcionou ao governo baiano uma economia direta de mais de R$ 230 milhões, além
de viabilizar a preservação de mais de 115 mil árvores com a redução no consumo
de papel.
Agora, com o SEI Bahia
Municípios, as equipes do Estado estão transferindo a expertise obtida com a
implantação do sistema para as administrações municipais. Além disso, a
cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação permite ao governo estadual
gerir as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os
municípios. Já a parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado
(Prodeb) viabiliza a infraestrutura para a implantação do software, com
serviços na área de suporte e hospedagem de dados.