Santo Antônio Além do Carmo, tem Obra de contenção da encosta realizada pelo Governo do Estado, primeira etapa concluída

A contenção de encosta da rua Capistrano, no Santo Antônio Além do Carmo, vem sendo executada em ritmo acelerado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Sua execução foi dividida em 3 frentes de trabalho distintas, das quais uma foi concluída antes do prazo contratual e as outras duas estão a todo vapor, também com previsão de entrega antecipada. A realidade contradiz o ataque realizado por um vereador soteropolitano, que tem circulado vídeo nas redes sociais onde classifica a obra como abandonada e questiona o destino do recurso.

A obra, que busca solucionar a insegurança do talude entre Santo Antônio e a rua Capistrano de Abreu (Cidade Baixa), foi dividida em duas áreas, uma logo abaixo do Largo do Santo Antônio e outra que abrange a área logo abaixo dos casarões da rua Direita do Santo Antônio. A primeira área foi concluída em abril de 2023 e a segunda está com 83% de execução, o que já traz segurança inédita para a área que já sofreu três deslizamentos nos últimos 20 anos. Este segundo trecho deve ser concluído antes do prazo estabelecido por contrato, que finaliza no final de julho deste ano.

Além destes dois contratos, foi firmado um terceiro para a realização do paisagismo das encostas que está atualmente com quase 73% de execução. Ao que parece, o desconhecimento sobre este tipo de obra leva o vereador a considerar o paisagismo instalado sobre a contenção de solo grampeado e cortina atirantada como sinal de abandono. Tratam-se, na verdade, de espécies nativas de gramíneas, trepadeiras e leguminosas plantadas intencionalmente para atender às exigências do IPHAN de preservação da paisagem do frontispício de Salvador. Este patrimônio histórico nacional era originalmente recoberto por vegetação e por isso foi adotada a solução de encosta verde para a área.

Além de garantir a preservação das características originais da área, a encosta verde oferece maior conforto térmico aos moradores das proximidades que contarão com temperaturas mais amenas do que se o paredão de concreto estivesse exposto. Outra vantagem deste tipo de encosta é a manutenção de uma maior diversidade de espécies de plantas e animais na área. Desta forma, além da segurança proporcionada pela contenção, a obra traz benefícios ambientais e sociais, como a preservação do patrimônio histórico, o conforto térmico para os moradores e a manutenção da biodiversidade local.

Categoria:

Deixe seu Comentário