Planserv comunica que não há limites para os atendimentos de urgência e emergência

Nesta segunda-feira (27), a
coordenação-geral do Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos
Estaduais (Planserv) esclareceu que não há teto orçamentário que limite os
atendimentos de urgência e emergência nos hospitais que atendem à rede credenciada
para os servidores.
Isto significa que nenhum
beneficiário deixará de ser atendido se precisar ir urgentemente buscar
atendimento médico nos hospitais que atendem o Planserv. “A gente salva as
pessoas todos os dias e paga todos estes atendimentos mesmo quando eles excedem
o orçamento destinado àquela unidade”, ressaltou a coordenadora geral do
Planserv, Socorro Brito.
O mesmo acontece para as
consultas médicas de todas as especialidades que são solicitadas e agendadas em
consultórios, clínicas e hospitais, a partir da necessidade do servidor público
estadual. Ela explicou que não há impedimentos de agendamento do atendimento
médico especializado por conta do orçamento público, mesmo que ultrapasse o
limite de 12 consultas ao ano.
“Às vezes as pessoas reclamam
que só conseguem marcar uma consulta para dali a dois meses ou mais, mas essa
limitação é da agenda do profissional médico ou do prestador de serviço, e não
do Planserv”, explicou Brito, acrescentando que o paciente pode conseguir uma
consulta mais rápida em outra unidade médica credenciada se não quiser esperar.
Ela orientou que as pessoas baixem o aplicativo do Planserv e deem uma navegada
em todos os lugares que oferecem o mesmo serviço que está sendo buscado sempre
em uma só clínica.
Novidades
Brito anunciou que
iniciativas estão sendo tomadas para a construção de um hospital exclusivo para
os atendimentos de pediatria e neonatologia, que possuem uma demanda crescente
dos usuários. Atualmente, estes atendimentos em Salvador são concentrados no
Hospital Santa Izabel e no Hospital de Brotas.
Em relação a este último,
exclusivo para os atendimentos do Planserv, ela informou que foi inaugurado o
atendimento 24 horas para os casos de urgência e emergência pediátrica, e que
oferecerá em dois meses também o serviço de Hemodinâmica, que investiga o
funcionamento do sistema cardiovascular e realiza procedimentos para
diagnosticar e tratar doenças cardiológicas, neurológicas e endovasculares.
A coordenadora comentou a
grande adesão dos servidores de todo o Estado às teleconsultas, inclusive para
os atendimentos emergenciais. “É mais fácil e rápido ter acesso a um
teleatendimento do que a uma consulta presencial. A telemedicina solucionou a
dificuldade que o estado tem de encontrar algumas especialidades médicas nos
municípios do interior da Bahia”, comemorou ela.