No embalo do Muzenza, Bahia negocia na Espanha voo da Iberia entre Madri e Salvador

Durante reunião na Feira
Internacional de Turismo (Fitur), em Madri (Espanha), nesta sexta-feira (24), a
Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) discutiu com a direção da companhia
aérea Iberia a implantação de um novo voo entre a capital espanhola e Salvador.
A empresa madrilhenha possui mais de 100 conexões na Europa e América Latina,
incluindo o Brasil, e tem interesse em abrir uma rota no Nordeste brasileiro.
O titular da Setur-BA, Maurício
Bacelar, apresentou as potencialidades da Bahia, em infraestrutura, atrativos
turísticos e benefícios fiscais, colocando a candidatura do estado para
conquistar o voo. “Mostramos o crescimento da Bahia no turismo internacional e
sua liderança no Nordeste, associada ao esforço do Governo do Estado na
captação de voos internacionais, que inclui a concessão de benefícios
econômicos. Foi uma reunião produtiva, que tem grande chance de resultar numa
vitória para os baianos”, declarou Bacelar.
“Estamos avaliando a possibilidade de
incrementar os voos para o Nordeste do Brasil. Iniciamos o processo de
conversas com o Governo da Bahia para tentar chegar a um entendimento que
viabilize a operação do voo”, disse o diretor de Alianças e Acordos
Estratégicos da Ibéria, Victor Moneo.
A reunião contou com a participação
do presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães; do gerente de Marketing do
Aeroporto de Salvador (Rede Vinci), Marcos Campus; do coordenador de Modais da
Embratur, Felipe Carati; e de representantes das redes hoteleiras espanholas
Iberostar e Grand Palladium.
“O trabalho de prospecção de voos não
é um trabalho isolado do aeroporto, é um trabalho que envolve a promoção do
destino e o investimento e compromisso do estado em fomentar o turismo. Esse
esforço conjunto fortalece a nossa proposta”, pontuou Campus.
“A gente teve a condição de mostrar
todo o potencial da Bahia, tanto do ponto de vista turístico, como no viés
corporativo, que justifique o investimento da empresa aérea em novos voos para
a capital baiana. O contato nos motiva a estabelecer as melhores condições para
receber os espanhóis”, completou Guimarães.
A Setur-BA teve encontro, também, com
o grupo espanhol El Corte Inglés Viajes, para tratar da parceria com a Agência
Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), visando a promoção
de destinos baianos e atração de mais visitantes estrangeiros para o estado. A
secretaria ainda participou do lançamento da nova rota turística Magia
Nordestina, com passeios pelos estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do
Norte.
O final de tarde na Fitur Madri foi
marcado pela apresentação do bloco afro Muzenza, de Salvador, no estande da
Setur-BA. A batida do samba reggae e bailarinos contagiaram participantes da
feira, que entraram no clima de Carnaval. A iniciativa integra as ações do
órgão para promover o afroturismo baiano.