SAC e Pedro Mello oferecem serviço da nova Carteira de Identidade Nacional em escolas estaduais
O SAC Itinerante e o Instituto de Identificação Pedro Mello
(IIPM) oferecem o serviço da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em
escolas estaduais na capital baiana. O atendimento aos estudantes, que será de
8h às 17h, começa nesta segunda-feira (20), na escola São Daniel Comboni, no
bairro de Sussuarana. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da
Educação (SEC), vai passar também por mais quatro escolas da rede estadual em
Salvador: Pedro Paulo Marques e Marques, em São Cristóvão; David Mendes
Pereira, em São Marcos; Barros Barreto, em Paripe; e Luiz Viana, em Brotas.
Para ser atendido é preciso fazer um agendamento prévio na
própria escola. Ao todo, 10 colaboradores da Rede SAC atuam na missão, que deve
atender a mais de 600 alunos por escola. “É um projeto grandioso, que oferece
um serviço de cidadania de forma facilitada e proativa nas unidades escolares,
especialmente durante o período de matrícula, quando os alunos têm a
necessidade de atualizar a documentação”, explica a diretora Operacional do
SAC, Nilza Rios.
A expectativa é de que a ação alcance também escolas do interior
do Estado, ainda em 2025. “A emissão da CIN em escolas estaduais é um projeto
de grande importância para esse público estudantil, que passa a ter um
documento padrão e unificado, em nível nacional, incluindo uma versão digital,
integrado a órgãos federais, e favorecendo, assim, a inclusão e acesso dos
jovens a diversos benefícios”, destaca o diretor do Instituto de Identificação
Pedro Mello (IIPM), Bruno Fróes.
A ação acontece durante o Projeto Férias na Escola, iniciativa
da SEC que visa promover a socialização, desenvolvimento e novas aprendizagens
aos alunos durante o recesso. “A parceria reflete nosso compromisso em levar
cidadania e inclusão para o ambiente escolar. Essa iniciativa não apenas
facilita o acesso dos estudantes à nova carteira de identidade, mas também
reforça a importância de oferecer serviços essenciais diretamente às
comunidades escolares. Com o Projeto Férias na Escola, garantimos que nossos
alunos aproveitem o recesso escolar de forma produtiva, e agora com acesso a
direitos fundamentais,” destacou a chefe de Gabinete da SEC, Luciana Menezes.
CIN – A primeira via da
CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de
identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão de
nascimento ou de estado civil (original) em mãos. Caso a certidão original
esteja plastificada é preciso levar também uma cópia simples. Vale destacar que
a CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de
trabalho, título de eleitor e certificado militar. Além disso, podem ser
adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista
(TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações
como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.
Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio
cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo
apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará
disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR
Code para verificação da autenticidade e verificação de dados. A CIN tem
validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos,
validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60
anos, validade indeterminada.
Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb)
disponibiliza o site oficial (www.ba.gov.br/administracao) e o site
institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353
(WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo). A implantação da CIN na
Bahia é realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), órgão ligado à Secretaria
de Segurança Pública (SSP), e responsável pelo IIPM, em parceria com a Saeb,
através do SAC.