MPBA aciona agência de turismo por práticas abusivas e desrespeito ao consumidor
O Ministério Público do
Estado da Bahia (MPBA), por meio da promotora de Justiça Joseane Suzart,
ajuizou hoje, dia 9, uma ação civil pública contra a empresa IEC Viagens e
Turismo Ltda, para coibir práticas abusivas e garantir os direitos dos
consumidores. Na ação, o MPBA pede, em caráter liminar, que a Justiça
determine, a adequação imediata da empresa às normas previstas no Código de
Defesa do Consumidor (CDC), especialmente no que diz respeito à prestação de
informações claras, corretas e completas sobre os serviços ofertados, incluindo
características, qualidade, preço e possíveis riscos.
Além disso, caso a Justiça
acate o pedido do MPBA, a IEC deverá respeitar as condições de oferta
divulgadas em publicidades e garantir que as práticas comerciais não induzam os
consumidores a erro. O pedido liminar também inclui a obrigação de disponibilizar
um serviço de atendimento ao consumidor eficiente, assegurando a agilidade e a
veracidade nas informações prestadas. Foi solicitado ainda que a empresa seja
obrigada a devolver, em dobro, os valores pagos por consumidores prejudicados
com o descumprimento de ofertas ou cancelamentos indevidos. Em caso de
descumprimento das medidas, o MPBA pede a aplicação de multa diária a ser
revertida para o Fundo Estadual dos Direitos do Consumidor.
A ação foi motivada por
diversas violações praticadas pela IEC Viagens e Turismo Ltda. Como agência de
turismo, a empresa deixou de cumprir suas obrigações contratuais, incluindo a
não emissão de bilhetes e vouchers nos prazos estipulados, a ineficiência no
reembolso de valores e a falta de atendimento adequado aos consumidores. Além
disso, consumidores relataram dificuldade de comunicação com a empresa, o que
agrava ainda mais a situação dos consumidores lesados.