São João da Bahia 2024 tem estimativa de fluxo turístico recorde
As
ações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) para o São João da Bahia
2024 começaram em fevereiro, com a divulgação da festa em eventos turísticos,
no Brasil e no exterior, além da capacitação de agentes de viagens nacionais
sobre a infraestrutura e os atrativos dos destinos que promovem as
manifestações juninas.
Nesta semana, a Setur-BA iniciou novas ações
voltadas para o São João, na capital e no interior. Em Salvador, tudo começa
com o receptivo de boas-vindas às pessoas que desembarcam, na rodoviária e no
aeroporto, com trio de forró e dançarinos, nos postos do Serviço de Atendimento
ao Turista (SAT), onde são oferecidas informações sobre a programação da festa
e atrativos dos destinos. No SAT Pelourinho, o visitante também encontra
acolhimento e apresentações típicas. Já no Shopping Paralela, o órgão montou um
posto avançado para orientar os clientes sobre os festejos juninos e passeios
turísticos.
De
sexta (21) a segunda-feira (24), equipes da secretaria irão aplicar a pesquisa
de satisfação do turista, na capital (Parque de Exposições, Pelourinho e
Paripe) e nos municípios de Lençóis, Senhor do Bonfim, Amargosa e Ibicuí. O
objetivo é identificar o perfil dos visitantes, mensurar a movimentação
turística e obter uma avaliação dos serviços oferecidos. No período, as equipes
também vão supervisionar manifestações juninas em 37 municípios, com 79
atrações, que contam com o apoio do Governo do Estado.
A estimativa é de lotação máxima nos hotéis e
pousadas dos principais municípios que fazem o São João, além da grande procura
por casas de temporada. Este ano, a expectativa da Setur-BA é que 1,7 milhão de
visitantes circulem na Bahia, durante os dias de festa, injetando R$ 2 bilhões
na economia. Em 2023, 1,5 milhão de turistas curtiram os festejos no estado,
com receita de R$ 1,6 bilhão.
“No ano passado, as cidades mais procuradas tiveram
100% de ocupação nos hotéis, e a previsão para este ano é a mesma. Existe
também a estimativa de um fluxo maior de visitantes, já que o governo divulgou
bastante o São João em polos emissores de turistas”, pontuou o presidente da
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih-BA), Wilson
Spagnol.