Prefeitura de Lauro de Freitas deflagra projeto de tramitação eletrônica c
O município de
Lauro de Freitas – com apoio do governo estadual e do Ministério da Gestão e
Inovação -, acaba de realizar um marco importante para ingressar no hall das
prefeituras do país que estão eliminando o papel em seus processos, graças ao
SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Na manhã desta terça-feira (11.06), os
servidores do município participaram, no Centro Estadual de Educação
Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação de Lauro de Freitas
(CEEPTIC), do Workshop de Transformação Digital, um evento de sensibilização
para implantação do sistema, que é referência nacional em tramitação
eletrônica.
“Este projeto é mais uma
entrega que traz oportunidade de melhoria para a qualidade dos nossos serviços
e do atendimento ao cidadão, estamos no início de um processo muito rentável e
que atende à nossa necessidade cada vez maior de garantir um meio ambiente mais
sadio”, anunciou, na abertura do evento, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema
Gramacho, ao ressaltar os ganhos econômicos e ambientais da iniciativa. “Somos
muito gratos pela oportunidade que o governo estadual e o Ministério estão nos
oferecendo e podem ter certeza que vamos fazer uma revolução nos nossos
ambientes de trabalho com esta tecnologia”, ressaltou a prefeita.
“Com este projeto, Lauro de
Freitas tem condição de fazer história como parte do processo de transformação
digital da Bahia”, completou, o secretário da Administração, Edelvino Góes, ao
lembrar que, além do pioneirismo na implantação do SEI, o município também foi
o primeiro da Bahia a disponibilizar o acesso a um serviço público (no caso, o
IPTU) por meio da plataforma eletrônica ba.gov, do governo estadual. A adoção
das duas soluções pelo município foi viabilizada por meio da assinatura de um
termo de cooperação, em fevereiro deste ano, entre a prefeitura e a Secretaria
da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
Desenvolvido pelo Tribunal Regional
Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI foi adotado em 2017 pelo Poder Executivo
Estadual para a tramitação eletrônica de processos e documentos
administrativos. Desde então, a solução já permitiu ao governo baiano uma economia
direta de mais de R$ 208 milhões, além de proporcionar a preservação de mais de
50 mil árvores com a redução no consumo de papel.
Agora, com o SEI Bahia
Municípios, a expectativa é de que as equipes do Estado possam transferir a
expertise obtida com o sistema para as administrações municipais. Além disso, a
cooperação com o Ministério da Gestão e Inovação irá permitir ao Estado gerir
as cessões de uso do sistema e a transferência de códigos fontes para os
municípios. Para completar, uma parceria com a Prodeb vai viabilizar a
infraestrutura para implantação do software, com serviços na área de suporte e
hospedagem de dados.