Começa sondagem da Ponte Salvador-Itaparica em águas rasas
O governador
Jerônimo Rodrigues anunciou nas redes sociais, nesta terça-feira (11), que a
construção do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica passou para uma nova
etapa, quando foram iniciadas as perfurações da sondagem em águas rasas, ou
seja, até 10 metros de profundidade. Este é o começo de uma fase importante
para a concretização do projeto e acontece, inicialmente, do lado de Vera Cruz.
Em seguida, a plataforma que realiza os furos percorrerá o trecho de 1.5 km da
margem do lado de Salvador.
“A sondagem é uma fase importante
para o estudo das características do solo onde serão instalados os pilares da
ponte. O trabalho segue firme, com foco no desenvolvimento do nosso estado,
para concretizarmos esse projeto que vai transformar o cenário socioeconômico
da região, integrando ainda mais a nossa Bahia”, destacou Jerônimo.
Nesta etapa, a
sondagem é executada por uma perfuratriz acoplada a uma plataforma estilo Jack
Up, com uma maior estrutura e dimensão, pelo grau de complexidade do processo.
Ao todo, serão 22 furos em lâmina d’água com até 10 metros de profundidade. A
sondagem consiste na coleta de fragmentos do solo marinho no local onde serão
instalados pilares da ponte. Em seguida, os materiais serão analisados por
laboratórios especializados, responsáveis por oferecer relatórios detalhados
com informações sobre o solo da área. Essa atividade começou com os trabalhos
em terra no dia 31 de janeiro deste ano, em Vera Cruz.
Para Cláudio
Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, cada etapa em
direção à consolidação da obra aponta os horizontes de um futuro de
desenvolvimento para a Bahia. “Estamos falando de um investimento que vai ser
responsável pela transformação no cenário socioeconômico do nosso estado. Serão
mais de 10 milhões de beneficiados em 250 municípios”, completa o gestor.
Villas Boas destaca também a parceria essencial com a Marinha do Brasil neste
avanço em direção ao mar. “Um dos nossos principais focos é o cumprimento de
todos os requisitos necessários para entregar a obra com segurança e no padrão
que o povo baiano merece. A Marinha tem sido uma importante parceira nesse
processo”.
Ainda de acordo com Claudio Villas
Boas, a contratação de empresas locais é uma prioridade em todas as fases do
projeto. “Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos
diretos e indiretos foram gerados somente em função da sondagem, que representa
um investimento de R$ 160 milhões”.