Salvador é destaque em ações sustentáveis durante evento internacional no Dia do Meio Ambiente

As ações de sustentabilidade desenvolvidas pela Prefeitura de Salvador foram destaques do evento internacional “Inovação Urbana Rumo ao Desenvolvimento Criativo e Sustentável”, que começou nesta quarta-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – no Arquivo Público Municipal, no Comércio. O prefeito Bruno Reis apresentou as principais iniciativas que fizeram da capital baiana referência no Brasil e no mundo quando o assunto é aliar crescimento urbano à preservação ao meio ambiente.

“Assumimos o compromisso do Acordo de Paris de até 2049, quando a cidade completa 500 anos de fundação, zerarmos a emissão de gás carbônico. Quando eu assumi a Prefeitura, assinei a renovação desse pacto e, ainda na oportunidade, mandei ofícios para 416 prefeitos da Bahia pedindo que eles fizessem a mesma coisa, pois, sabia que esse debate tinha que envolver todas as lideranças”, explicou.

Bruno Reis relembrou medidas recentes adotadas para reduzir os impactos ambientais em Salvador através de novas políticas públicas. Recentemente, o município lançou decretos nesse sentido determinando: substituição do uso de gasolina por etanol no abastecimento da frota de carros oficiais da Prefeitura; proibição de copos plásticos em órgãos vinculados à gestão; e criação de núcleos e grupos internos para discutir melhores práticas sustentáveis.

Somam-se a isso encaminhamento de projetos de lei sobre compra pública circular, na qual a administração vai priorizar produtos cujos os insumos foram reutilizados da natureza, agroecologia e aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema de transporte.

“Salvador hoje tem oito ônibus elétricos e vamos fazer aquisição de 77 veículos do tipo para o BRT que estão em fase de negociação numa operação com o BID. Além disso, há um projeto para compra de mais de 90 ônibus elétricos pelo Fundo Clima do BNDES. Então, se a gente somar tudo, a cidade terá até o ano que vem 175 veículos com essa tecnologia, número que vai representar 10% da frota da cidade”, afirmou o prefeito.

Categoria:

Deixe seu Comentário