Governo assina acordo para promover produtos brasileiros na maior varejista do Oriente Médio
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento,
Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o presidente da ApexBrasil,
Jorge Viana, assinaram, nesta segunda-feira (6 de junho), em Riade, capital da
Arábia Saudita, acordo de protocolo de intenções com a maior varejista do
Oriente Médio, o Lulu Hypermarket.
Viabilizado por meio da Agência Brasileira de Promoção
de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o protocolo busca a promoção
comercial de até 200 produtos brasileiros no mercado saudita, uma iniciativa
inédita. Com o projeto Brasil na Vitrine, a ApexBrasil dá visibilidade à
qualidade, originalidade e diversidade dos produtos brasileiros no mundo.
“Estamos aqui dando continuidade ao trabalho iniciado
pelo presidente Lula, que esteve aqui no final do ano passado”, afirmou
Alckmin. “Para aumentar investimentos e vender nossos produtos, por meio de
mais parcerias com a Arábia Saudita, uma das economias mais dinâmicas do mundo,
contamos com apoio da Apex”.
O presidente da Apex, Jorge Viana, explicou que “em
novembro, por meio do Brasil na Vitrine, os produtos do nosso país estarão aqui
por uma semana, não só em Riade, mas em toda a Arábia Saudita”. Como Alckmin,
ele destacou que este já é um passo adiante após a visita de Lula em 2023 e que
a parceria com a rede Lulu dá um sentido prático aos esforços que Brasil e
Arábia Saudita têm empreendido para aprimorar ainda mais a relação comercial
que mantêm.
O Lulu selecionará os produtos e também se encarregará
do processo de compra e de logística de importação para Arábia Saudita, uma
demonstração do apelo dos produtos brasileiros no país do Oriente Médio. A
rede, que já conta com 60 lojas espalhadas pelo território saudita, além de
outras 260 na região do Golfo Pérsico, deve abrir outras 100 unidades até 2030.
OUTRAS PARCERIAS — O acordo com o Lulu foi um dos destaques
de intensa agenda brasileira liderada por Alckmin em visita à Arábia Saudita, o
principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio. Apenas em 2023, o
comércio bilateral entre os dois países foi de quase US$ 7 bilhões.