Dia da Asma: conheça as principais características, tratamento e prevenção da doença
O contato simples com a poeira, cheiros intensos ou até mesmo a mudança de clima podem desencadear uma crise de asma em um período curto de tempo. Isso porque a doença respiratória crônica é caracterizada por uma inflamação crônica das vias aéreas inferiores, levando ao fechamento dos brônquios.
Nesta terça-feira (7), é comemorado o Dia Mundial da Asma, e a data reforça a importância do cuidado e conscientização para a doença, que acomete mais de 20% da população do Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
Sobre as principais características da asma e a diferença entre a doença e a rinite alérgica, o Passaopano conversou com o médico pneumologista. Além de falar sobre o conceito de asma, o médico também explicou os principais sinais que a doença pode apresentar.
“A asma é uma doença crônica que afeta as vias aéreas principalmente os brônquios e provoca como sinal principal aquele chamado chiado no peito, o sibilo e isso ele vem em crises geralmente, ou tem também situações em que o indivíduo tem um pouquinho mais de dificuldade de ter o diagnóstico até quando ele não tem esse sibilo. Mas, apresenta um pouquinho de cansaço com esforços, ao sorrir ele tem também falta de ar e é uma doença que limita o paciente em algumas atividades”, disse.
Conforme o médico, a asma também pode estar associada às infecções respiratórias virais e podem apresentar também casos de rinite alérgica ou sinusite.
“A asma geralmente vem associada com a rinite e às vezes pode elevar a quadros de sinusite. Mas os principais sintomas são esse chiado no peito, a falta de ar ao fazer esforço, ou principalmente quando a pessoa tem contato com poeira, mofo, alguns agentes inalatórios com odores fortes e às vezes também com a mudança do tempo o indivíduo apresenta essas crises. Essas crises muitas vezes são tão intensas que o leva à emergência, a rinite geralmente está mais associada com a coriza, espirro, que pode ocorrer também no contato com essas substâncias. A sinusite geralmente é um quadro mais agravado da rinite com um catarro, uma secreção mais amarelada, nasal. A asma está mais associada a esses contatos de agentes inalatórios e a rinite também. A sinusite está associada com a afecção causada por uma bactéria e essa bactéria causa esses quadros que chegam a levar à febre e a necessidade de uso de antibiótico”, relatou.